COMO UMA BOA GESTÃO DO FLUXO DE CAIXA PODE SALVAR SUA EMPRESAS EM TEMPOS DE CRISE?

Sou Micro Empresario Com Posso Me Beneficiar Das Novas Linas De Credito Blog Mendes Auditoria - Mendes Auditoria

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Uma boa gestão do fluxo de caixa, através de suas demonstrações, é um dos principais relatórios contábeis de uma empresa, pois é onde ficam registradas todas as entradas e saídas do caixa e demonstra qual foi o resultado da sua empresa em um determinado período.

Em tempos de crise, estes relatórios são essenciais para salvar o seu negócio!

Porém, muitos empresários ainda desconhecem uma maneira assertiva de elaborar seu fluxo de caixa, assim,  registrando apenas as entradas e saídas, mas não projetando então, seus valores para futuros investimentos.

Percebo que muitos não conseguem distinguir e segregar suas despesas pessoais das despesas da empresa, por exemplo, e acabam assim, se endividando e comprometendo então, a gestão do fluxo de caixa do negócio, pois não estabelecem critérios de gastos. 

Por isso, minha intenção ao escrever este artigo é apoiar você, empresário, e dessa forma, te mostrar como uma boa gestão do fluxo de caixa pode salvar sua empresa – principalmente em tempos de crise.

Vamos lá?!

#1 – ENTENDA E SEPARE AS DESPESAS OPERACIONAIS ESSENCIAIS

Minha primeira dica é que você deve separar as despesas operacionais da empresa, aquelas que são essenciais para o amplo funcionamento do negócio, como por exemplo: 

  • matéria-prima; 
  • aluguel; 
  • colaboradores; 
  • água; 
  • energia; 
  • sistemas e softwares; 
  • maquinário; 
  • impostos, etc. 

Entender as despesas operacionais essenciais do negócio é fundamental para assim manter a produtividade e a geração de recursos financeiros a todo vapor.

#2 – ENTENDA O PONTO DE EQUILÍBRIO DE SUAS VENDAS

A formação de preços dos seus produtos ou serviços é imprescindível para obter dessa maneira, uma boa gestão do fluxo de caixa. 

Sendo assim, após calcular sua margem bruta e seu “mark-up”, verifique então, com seu contador o ponto de equilíbrio de suas vendas. Entender este ponto de equilíbrio é crucial para você saber quanto precisa faturar para assim, pagar suas despesas operacionais essenciais. 

Além disso, compreender o ponto de equilíbrio de suas vendas, isto é, a capacidade de geração de recursos financeiros do negócio é uma condição muito importante para que você defina quanto deverá reinvestir no próprio negócio e, também, as retiradas pessoais dos sócios.  

#3 – DEFINA UM PRÓ-LABORE COMPATÍVEL COM A GERAÇÃO DE RECURSOS DE SUA EMPRESA

Como citei acima, após entender a capacidade de geração de recursos da sua empresa, conhecendo o ponto de equilíbrio de suas vendas, estabeleça uma retirada que seja compatível com o seu fluxo de caixa e nunca de acordo com seus desejos e exigências.

Seu pró-labore deve ser calculado de acordo com a capacidade de geração de recursos financeiros da empresa. Não o contrário. 

Pensar que a empresa não é capaz de gerar recursos para pagar as contas pessoais é um erro que muitos empresários cometem e, por isso, acabam prejudicando substancialmente a capacidade de gerar riquezas que a empresa possui. 

#4 – UMA BOA GESTÃO DO FLUXO DE CAIXA GARANTE A SAÚDE FINANCEIRA DO NEGÓCIO!

É preciso manter a empresa saudável financeiramente! 

Portanto, o ideal é efetivar um controle adequado dos gastos, reinvestir sempre que possível e retirar – com muito critério – uma parte do rendimento obtido. 

Para que isso seja possível, você deve analisar a todo momento o comportamento do fluxo de caixa para projetar seus gastos e saber o momento certo de investir, além do momento certo de fazer retiradas pessoais. 

Uma empresa, para ser sustentável financeiramente, necessita de constantes investimentos. Isso é um fato não observado pela maioria dos empresários que, muitas vezes, retiram todo o lucro, achando que, no futuro, poderão faturar os mesmos valores de meses anteriores com uma boa geração de receita, ou até faturar valores maiores, e se esquecem de reinvestir parte desses recursos financeiros para manter a saúde econômica da empresa sempre em dia. Nem sempre isso é possível! 

Pesquisas demonstram que toda empresa possui uma capacidade de produção – fator preponderante para geração de recursos financeiros – e o empresário deve conhecer a fundo sua empresa e estabelecer esses critérios.

CONCLUSÃO

Uma boa gestão do fluxo de caixa serve para isso, para você aprimorar a capacidade de gerar recursos financeiros da sua empresa – principalmente em tempos de crise – conhecer o momento certo de investir e de retirar a parcela justa do seu trabalho. 

Consulte seu Contador, ele pode te apoiar nessa jornada. 

 

Paulo Mendes

Contador

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Planejamento Tributario Porque A Maioria Das Empresas Paga Impostos Excessivos - Mendes Auditoria

Entenda como o planejamento tributário ajuda a enxugar os custos em sua empresa

Pode parecer absurdo, mas é realidade no Brasil. Mesmo sob umas das mais altas cargas tributárias do mundo, cerca de 95% das empresas brasileiras pagam impostos a mais que o devido, segundo estudo do IBGE em parceria com a Associação Comercial de São Paulo. E isso acontece mesmo em um cenário de crise econômica, como o atual, em decorrência da pandemia da Covid-19.

Confira As Tendencias Do Rh Para 2021 (1) - Mendes Auditoria

Confira as tendências do RH para 2021

Veja 4 tendências de RH para 2021 Saiba o que esperar para o próximo ano no departamento de RH das empresas. Diante do cenário pandêmico vivenciado neste ano, o investimento em tecnologia para RH em 2021 deve considerar os novos

Saiba Tudo O Que Voce Precisa Considerar Ao Abrir Um Negocio - Mendes Auditoria

Saiba tudo o que você precisa considerar ao abrir um negócio!

Entenda quais fatores devem ser considerados na hora de abrir um negócio Pesquisa as novas oportunidades e mercados a serem conquistados. Embora muitos empreendedores iniciem seus negócios sem realizar uma avaliação do perfil de empreendedorismo, algumas dúvidas acabam surgindo no

Auditoria E O Direito Dos Codominios Notícias E Artigos Contábeis Em Brasília | Mendes Auditoria - Mendes Auditoria

O Papel da Auditoria e do Direito nos Condomínios

No Brasil, segundo uma pesquisa feita pela ABRASSP (Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais), há mais de 68 milhões de pessoas que moram em condomínios.  Esses condomínios são administrados por mais de 421 mil síndicos e síndicas que movimentam

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Pesquisa Salariômetro, elaborada pela Fipe, mostra que empresas estão recorrendo…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Condomínio 21

AGORA VOCÊ TEM ALTERNATIVAS, TEMPORÁRIAS E VÁLIDAS AO SEU FAVOR, PARA AGIR NAS RELAÇÕES DE TRABALHO EM TEMPOS DE CALAMIDADE PÚBLICA!

Open chat